Você estava assistindo a sua série favorita e de repente a tela da sua TV ficou escura, sem nenhum sinal de vida?
Ou, a sua Smart TV simplesmente parou de ligar do nada?
Se você se deparou com alguma dessas situações e está em dúvida se a sua TV está queimada ou não, não se preocupe! Pois nem sempre esse pode ser o caso.
A seguir você vai descobrir como identificar se a sua TV queimou, além de dicas práticas e orientações que podem resolver o problema, vamos lá!
Para você descobrir se a sua televisão está queimada, existe um passo a passo prático que você pode realizar sem ajuda de um técnico e identificar o problema sozinho.
Confira a seguir:
Alguns modelos de TV possuem apenas o botão “power” no aparelho, e todas as outras funções são controladas pelo controle remoto.
Então se o controle estiver com defeito ou as pilhas estiverem fracas, a TV pode não responder a nenhum comando, dando a impressão de que ela queimou.
Portanto, esse é o primeiro que você deve checar para ter certeza se a sua TV realmente está queimada.
Certifique-se de testar o controle em outro aparelho ou substituir as pilhas para confirmar se o problema está relacionado a ele.
Antes de concluir que sua TV queimou, verifique se os cabos estão bem conectados e se as tomadas estão funcionando corretamente.
A poeira acumulada nas conexões também pode causar mau contato e afetar o funcionamento da TV.
Por isso, experimente usar outros cabos ou testar o aparelho em diferentes tomadas para descartar possíveis problemas externos relacionados aos cabos e mau contato.
Se sua TV liga, mas a tela permanece escura, é possível que o display tenha queimado ou que haja um problema na reprodução de imagens.
Para verificar, aumente o volume da TV e veja se o som está funcionando normalmente.
Se você estiver ouvindo o som, mas não ver a imagem, é um indicativo de que o display pode estar com defeito ou até mesmo queimado.
Se você identificar que sua TV queimou, a melhor opção é procurar a ajuda de uma assistência técnica especializada.
Assim os técnicos poderão realizar uma análise detalhada do aparelho e identificar a origem do problema.
É importante ressaltar que dependendo da complexidade do defeito, às vezes pode valer mais a pena comprar uma Smart TV nova, principalmente se a sua televisão for muito antiga.
Se este for o seu caso, essas são as melhores Smarts TVs de 2024 que nós recomendamos:
O custo de uma TV queimada pode variar conforme a gravidade do defeito e o modelo da TV. No geral, os valores para o conserto podem variar de 30% a 70% do preço de uma TV nova.
Em alguns casos, o valor pode ser mais acessível e valer a pena o reparo.
Por outro lado, a compra de uma TV nova oferece a possibilidade de adquirir um aparelho mais moderno e com garantia de fábrica, o que pode ser uma vantagem em longo prazo.
Independente do modelo ou da marca, é importante saber que todo aparelho possui sua vida útil, e com as televisões isso não é diferente.
Por isso, é importante saber identificar alguns pequenos defeitos que podem ser um indício de um problema mais grave, como a TV parar de ligar repentinamente ou a tela queimar.
Em muitos casos, uma TV queimada tem conserto. No entanto, é importante ter em mente que nem todos os casos podem valer a pena de maneira econômica, pois o valor do conserto vai depender do modelo da TV e da gravidade do problema.
Neste caso, a melhor opção é procurar uma assistência técnica de confiança para avaliar o problema e obter um orçamento antes de decidir se o conserto é a escolha mais adequada para sua situação.
Se o orçamento do conserto estiver acima de 50% do valor do valor da sua TV, pode ser mais viável adquirir uma nova, principalmente se o seu aparelho for muito antigo ou se já estiver fora da garantia.
Assim como vimos, existem vários métodos práticos para verificar se a sua Smart TV realmente está queimada, e o melhor de tudo é que você consegue verificar sozinho.
Na maioria dos casos pode ser um simples mau encaixe dos cabos, ou alguma configuração errada na televisão.
De qualquer modo, se você constatar que a sua TV está queimada, a melhor solução pode ser comprar uma nova.
A força motriz por trás do Blog TechDoméstica!
Com mais de 17 anos de experiência em mecânica industrial, sempre com um talento natural para consertar e entender máquinas. Se interessou muito pelo mundo dos eletrodomésticos, onde desenvolveu ainda mais a habilidade de reparo dos equipamentos.
No blog, Silvio compartilha seu vasto conhecimento, apoiado por amigos, para ajudar os leitores a fazerem as melhores escolhas para sua casa!
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.